quinta-feira, 28 de julho de 2016

+ Verdade

Semana de Oração Jovem mais que Paixão

      Hoje se deu continuidade a semana de Oração Jovem mais que Paixão. No sexto dia de programação a igreja com presença significativa erguem suas vozes   juntos na oração e exaltação a Deus com os louvores prévios feito pelos Jovens Tercio e Vitor Uchiha.



    No louvor mais que especial a jovem Yasmim Pamela  e o Jovem Tercio , ergueram suas vozes em adoração a Deus.


    A mensagem da noite que teve como tema +Verdade foi nos apresentada pela Jovem Daiane, que por sua vez foi divinamente inspirada. Segue abaixo o resumo da mensagem da noite.


Texto bíblico: João 14:15

           O desejo da verdade aparece muito cedo nos seres humanos. O conceito de “verdade” desafia a humanidade há milhares de anos. Os filósofos gregos discutiam a natureza da verdade. Eles questionavam se ela era real e absoluta, ou relativa e ilusória. Reflexo dessa cultura de investigação há um questionamento feito por Pilatos: “Que é a verdade?” (João 18:38).
        Para Nietzsche a verdade é um ponto de vista. Para o pragmatismo a verdade é o valor de uma coisa. Outros conceitos filosóficos veem a verdade como um resultado lógico, “verdadeiro ou falso”, de uma operação mental (ou de uma interpretação mental da realidade transmitida pelos sentidos). De acordo com essa concepção, a verdade é a adequação entre aquilo que se dá na realidade e aquilo que se dá na mente.
           O teólogo adventista Ángel Manuel Rodríguez, em seu artigo Truth is a Person (A verdade é uma pessoa), escreveu: “A verdade desceu até nós, entrou em nosso mundo na forma de uma pessoa, e disse: ‘Eu sou... a verdade’. Sou o único capaz de integrar tudo dentro de um todo significativo; porque ‘por Mim todas as coisas foram criadas, no céu e na Terra, visíveis e invisíveis. Sou antes de todas as coisas, e em Mim tudo subsiste”.
           A Bíblia não apresenta a verdade como uma coleção de conceitos abstratos ou universais, que podemos usar para integrar os fenômenos que observamos. Ela sugere que tudo que veio à existência foi o resultado da atividade de Jesus. “Todas as coisas foram criadas e por ele e por meio dele tudo se fez” (João 1:3). Ele não Se escondeu; deixou-Se encontrar. Revelou-Se em todas as coisas criadas, e ainda hoje pode ser encontrado.
           Diante de Pilatos, Jesus afirmou que a sua vinda a Terra teve um propósito “Eu nasci e para isso vim ao mundo: para testemunhar da verdade. Todos os que pertencem à verdade ouvem a minha voz.” (João 18:37). Jesus não nos apresentou meramente ideias subjetivas para serem acomodadas de maneira a se convencionarem aos nossos conceitos e circunstâncias. Jesus é a Verdade que Deus quis revelar a você e a mim.
          “Não amemos de palavras nem de boca, mas sim de atitudes e em verdade” (1 João 3:18). A afirmativa de João é reflexo da sua compreensão das palavras de Jesus: “Se me amais obedecereis aos meus mandamentos”. Obediência e fidelidade são as atitudes daqueles que amam a Jesus e só O amamos porque já fomos amados primeiro
           O desejo de Deus é que tenhamos amor à verdade. A verdade é a revelação de quem é Deus. Mas se alguém não ama e nem é bondoso, isso demonstra que ele não conhece a Deus, “porque Deus é amor” (1 João 4: 8).
          Existe uma enorme diferença entre dizer que ama e amar realmente. “Sabemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e obedecemos aos seus mandamentos” (João 5:2). Quanto mais amamos a Deus, mais desejamos fazer a Sua vontade. Jesus ensinou que aqueles que amam a Deus guardam Seus mandamentos (João 14:21).
           Perguntaram a Jesus: “Qual é o maior mandamento da lei?” (Mateus 22:36), e Jesus respondeu: “Amarás ao senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o primeiro e o maior dos mandamentos. O segundo é semelhante a esse: “amarás o próximo como a ti mesmo”. Desses dois mandamentos dependem toda lei e os profetas” (Mateus 22:37-40). Os dez mandamentos devem ser interpretados à luz desse duplo e único mandamento do amor.
           Jesus é a verdade e a verdade é a Sua identidade. Conhecer a verdade é conhecer o que Jesus diz respeito de Si mesmo e a nosso respeito, é saber que Ele constantemente nos chama a conquistar a graça de sermos livres das mentiras que o mundo propaga para nos afastar do amor de Deus.
             Viver de verdade é viver a verdade. Você percebe que está vivendo? Há momentos em que necessitamos parar para apreciar o significado do porque estamos vivos: sair do automático e viver com sentido. Para o músico Pearl Bailey, “só encontramos a nós mesmos depois de encararmos a verdade». Quando se encontra a verdade, não é mais possível encontrar sentido em coisas que o afastam desse bem maior. Quando você encontra a Jesus, tudo que o faz afastar-se dEle deixa de ter qualquer sentido.
          Se você soubesse que iria viver só mais um ano, o que mudaria em sua vida? Considere a vida como finita e preciosa. Examine a sua vida e o seu interior. Decida hoje ficar perto de Jesus. Fale com Deus agora, e diga: “Pai, me ensina a viver com mais verdade, e me ensina a me afastar do que é falso”.



Nenhum comentário :

Postar um comentário