quarta-feira, 8 de junho de 2016

Pode o Cristão participar das festividades Juninas?

      O mês de Junho esta chegando, mês das festas mais populares e conhecidas festas juninas, por ser festar interligadas a crendices pagã e direcionadas aos santos (São  João,São Pedro Santo Antonio) , muitos acreditam que o cristão não pode participar, a pergunta que fica é: pode o cristão participar das festividades Juninas?
   
           A bíblia mesmo que não trate diretamente do assunto, nos apresenta princípios que pode nos nortear em nossas decisões. Participar sem  sentido de cultuar ,idolatrar a esses santos  ,e sem se  envolver com bebedices, cigarros,...sem coisas que possa entorpecer a mente ,sendo apenas de cunho cultural não encontra-se problemas em meio a muitos cristão,,Porem existe um principio bíblico que repeita as duas opiniões ,  1 coríntios 8 nos leva a  respeitar as duas opiniões,os do que querem celebrar sem o sentido idolátrico apenas folclórico, e respeitar os que não pensam da mesma maneira,  e vice versa.

Vejamos o que diz a Bíblia
1corintios 8:1 -9
1  ORA, no tocante às coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que todos temos ciência. A ciência incha, mas o amor edifica.
2  E, se alguém cuida saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber.
3  Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido dele.

4  Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só.
5  Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores),
6  Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.
7  Mas nem em todos há conhecimento; porque alguns até agora comem, no seu costume para com o ídolo, coisas sacrificadas ao ídolo; e a sua consciência, sendo fraca, fica contaminada.
8  Ora a comida não nos faz agradáveis a Deus, porque, se comemos, nada temos de mais e, se não comemos, nada nos falta.
9  Mas vede que essa liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os fracos.

            Então amigos, se você se sente bem em senta-se a beira da fogueira do vizinho pra comer seu milho assado, comer sua canjica, pamonha  e etc, ,você é livre segundo o que Paulo nos escreve, porem se você não acha conveniente fazer tal ato por acha que esta cultuando a outros deuses mesmo qeu involuntariamente, você é livre pra ser abster, porem respeitando ao amigo e irmão que pensa ao contrario. Ou  seja com base neste principio de carnes oferecidas a ídolos ambas as opiniões devem ser respeitadas.

         Salientando aqui que o texto bíblico refere-se a comidas oferecida a ídolo, não deixando qualquer brecha quanto  a participar ou  prestigiar eventos  de quadrilhas, pois os mesmos em nada acrescenta no desenvolvimento espiritual.  Filipenses: 4. 8. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
                                                                         
                                                                                                 

Nenhum comentário :

Postar um comentário