segunda-feira, 24 de julho de 2017

1º DIA DA SEMANA DE ORAÇÃO JOVEM, NA IGREJA ADVENTISTA DO TANCREDO NEVES;A importância da Palavra de Deus (sola scriptura)

Neste sábado 22/07, deu inicio em todas as Igrejas Adventistas do Setimo Dia, a semana de Oração do Ministério Jovem,com a temática: Revolução.A reforma que mudou o Mundo
No primeiro dia, um sábado de adoração, louvor e adoração a Deus, o irmão Geriberto Barbalho,nos transmitiu a mensagem bíblica, ao qual abordou, um pouco a historia de Martinho Lutero e seus dilemas.

A importância da Palavra de Deus (sola scriptura)

PALAVRAS PELAS QUAIS PODEMOS VIVER 
Alguns eventos mudam nossa vida. Um acidente de trânsito, por exemplo, que interrompe todos seus sonhos: de um minuto a outro, todos os planos projetados para a vida já não valem mais nada; você tem que se reinventar. Nada é como antes e você se pergunta como será o seu futuro. Isso é exatamente o que o jovem Lutero experimentou em julho de 1505 enquanto viajava de sua cidade natal, Mansfeld, para a Universidade de Erfurt. Perto da cidade de Stotternhem, ele foi apanhado por uma forte tempestade de verão e um raio caiu perto dele. Ele ficou tão petrificado com esse encontro tão perto da morte que prometeu a Deus que iria mudar sua vida radicalmente; entraria no monastério e se tornaria um monge. Foi no monastério que ele conheceu a Bíblia pela primeira vez. A Palavra de Deus, a “querida Bíblia”, como posteriormente a chamava, se tornou o fundamento e a norma de sua fé, vida e pregação. 
CONTEXTO HISTÓRICO E INTERPRETAÇÃO DA PINTURA
 Pouco depois, Martinho Lutero foi enviado para a nova universidade, em Wittenberg, para ensinar Filosofia e estudar teologia, ao mesmo tempo. Em 1512, ele  obteve seu doutorado em Teologia, pela Universidade de Wittenberg. Ele não era um estudioso recluso que somente se ocupava do estudo. Além de seus deveres de ensinar na universidade, ele recebeu a responsabilidade de atuar como pastor na Igreja da Cidade. Portanto, ele estava sempre em contato com muitas pessoas. Sua congregação compreendia sua pregação e ficava profundamente impressionada com a forma pela qual ele explicava as Sagradas Escrituras. Esse cenário é retratado na parte inferior da pintura do Altar da Reforma, onde Lutero está em pé pregando do púlpito; a Bíblia permanece aberta diante dEle, tendo a mão esquerda apontada para ela. A mão direita está apontando para Cristo, para o centro de nossa fé (no centro da pintura). A roupa de Jesus, na cruz, está esvoaçando com o vento, simbolizando o Espírito Santo por meio de quem as palavras do pregador recebem autoridade, através de quem o próprio Jesus fala e por meio de quem a congregação entende. À esquerda do quadro, podemos ver uma parte da congregação, em Wittenberg. O homem idoso, com barba longa, na parede do fundo é o próprio pintor, Lucas Cranach, o Velho; a mulher no primeiro plano, com um lenço vivo, é a esposa de Martinho Lutero, Katharina von Bora; os filhos estão reunidos ao seu redor. E assim como em uma situação real da igreja, nem todos sempre estão ouvindo atentamente o sermão, mas observando os demais presentes. Um jovem está olhando para as jovens; uma delas está cochichando algo para a outra. Vemos um culto normal da igreja, assim como ocorre hoje. A pintura com o sermão faz parte do pedestal do altar ou da plataforma. Normalmente, era aí onde a igreja mantinha suas relíquias sagradas. Porém, elas tinham cada vez menor valor para Lutero. Por fim, ele as rejeitou como totalmente inúteis. Antes, sua ênfase estava no verdadeiro tesouro do evangelho que poderia trazer alívio e paz ao crente: em suas 95 teses, as quais pregou na porta da igreja, e que desencadeou a Reforma Protestante, ele diz (tese 62): “O verdadeiro tesouro da Igreja é o santíssimo Evangelho da glória e da graça de Deus”. Os verdadeiros tesouros não são, portanto, relíquias que podem ser compradas por grandes somas de dinheiro, mas o Evangelho, as boas novas, a mensagem de que Jesus Cristo morreu na cruz por nós. Proclamar esse evangelho se tornou o trabalho da vida de Lutero, como Doutor em Teologia na universidade, como pregador na Igreja da Cidade, como amigo, como pai e até mesmo como testemunho diante dos governantes na assembleia imperial. 
 O GRANDE VALOR DA BÍBLIA PARA MARTINHO LUTERO 
A Palavra de Deus, disse Lutero, não é antiquada ou moderna, ela é eterna. Consequentemente, um de seus slogans era: “Verbum dei manet in aeternum” (“A palavra de Deus permanece para sempre”, baseado em Isaías 40:6-8, citado em 1 Pedro 1:24-25). Visto que a Palavra de Deus não muda, em contraste com nosso mundo transitório, não há melhor fundamento sobre o qual construir nossa vida, independentemente de nossas circunstâncias. Podemos confiar nela. Ela ainda tem o mesmo poder de quando os profetas foram inspirados a escrevê-la em nome de Deus. É por isso que vale a pena depositarmos toda nossa confiança nela. A Palavra de Deus, as Sagradas Escrituras, é suficiente para a vida e para a morte. Ela era tão importante para Martinho Lutero que, na quarta estrofe do famoso hino, “Castelo Forte”, ele escreveu o seguinte: “Sim, que a Palavra vencerá, sabemos com certeza”. Em outras palavras, a Palavra de Deus suplanta toda a autoridade humana, quer seja reconhecida ou não. E outro hino bem conhecido de Lutero inicia com as palavras: “Sustenha-nos, Senhor, com Tua palavra”.
 Ao estudar a Bíblia, ficou claro para Lutero que as boas novas que Jesus nos oferece, a salvação como uma dádiva gratuita, se encontra toda na Bíblia. Portanto, nenhuma tradição da igreja deveria suplantar e mudar o que a Escritura claramente ensina (sola scriptura).
 Essa declaração tão clara provocou a oposição da igreja. Não demorou muito e o reformador foi acusado de heresia. Quando ele foi intimado a comparecer diante da assembleia imperial da Dieta de Worms, em 1521, o Imperador Carlos V exigiu que ele abjurasse as coisas que havia escrito. Lutero não estava preparado para esse confronto; ele pediu tempo para considerar sua resposta. No dia seguinte, quando novamente confrontado com a ordem para negar o que havia escrito, respondeu: “Que se me convençam mediante testemunho das Escrituras e claros argumentos da razão, porque não acredito nem no Papa nem nos concílios já que está provado amiúde que estão errados, contradizendo-se a si mesmos - pelos textos da Sagrada Escritura que citei, estou submetido a minha consciência e unido à palavra de Deus. Por isto, não posso nem quero retratar-me de nada, porque fazer algo contra a consciência não é seguro nem saudável. Não posso fazer outra coisa, esta é a minha posição. Que Deus me ajude!”1  
A Palavra de Deus era tão importante para ele, que ele estava preparado para sofrer as consequências de seu compromisso com a Bíblia. Foi assim que Lutero se tornou conhecido como o homem das Escrituras. Por séculos, a igreja negara aos leigos e às mulheres o acesso à Bíblia; agora teve início um grande interesse pela Bíblia, que estava sendo disponibilizada na língua comum, em vez de no latim eclesiástico, que somente era compreendido por alguns eruditos.
 Assim sendo, parece lógico que Martinho Lutero tenha deixado de pregar em latim, preferindo, antes, pregar em alemão, a língua comum do povo. Mas isso não era suficiente. Para Martinho Lutero, o povo também deveria ser capaz de ler a Bíblia em sua própria língua. Para que isso acontecesse, a Bíblia tinha que ser traduzida. Uma oportunidade enviada por Deus surgiu quando o Príncipe Frederico, o sábio, trouxe Martinho Lutero para o Castelo de Wartburg, depois da Dieta de Worms, para protegê-lo do ódio da igreja e do imperador. Ali, na segurança do castelo, Lutero se empenhou na imensa tarefa de traduzir a Bíblia. Ele começou pelo Novo Testamento e, com a ajuda de amigos eruditos, o trabalho foi logo concluído. Em setembro do ano seguinte, 1522, a primeira edição do assim chamado “Testamento de Setembro” foi impresso. A Bíblia inteira, em alemão, foi publicada pela primeira vez em 1534. Lutero continuou fazendo melhorias em sua tradução, com o propósito de tornar a Palavra de Deus prontamente acessível e compreensível ao povo comum até sua morte. 
SEM A BÍBLIA, VOCÊ NÃO PODE SER CRISTÃO 
A “querida Bíblia”, como Lutero a chamava, era tão importante para o reformador que ele arriscou a vida por ela. Quanto a Palavra de Deus significa para você? Quando foi a última vez que você passou tempo com a Bíblia? Você ainda consegue se lembrar do que leu? Ou isso foi há tanto tempo que, para ser sincero, você tem que admitir que você de fato não conhece sua Bíblia? Você tem dificuldades para se engajar nas conversas sobre os ensinos da Bíblia. Você se assemelha a um adolescente que tem o último smartphone lançado, mas que não lhe serve para nada porque está sem bateria. A Bíblia pode nos dar muito mais do que apenas o bom sentimento de ter um exemplar na prateleira, embora, certamente, esse pode ser o primeiro passo na direção certa. Mas a Bíblia se destina a ser lida e ouvida; Deus deseja falar com você através de Sua Palavra. Você precisa se familiarizar com ela. É a carta de Deus para você. Somente então ela se tornará o que deve ser para você: a Palavra pessoal de Deus. 
NOSSA HERANÇA
 A Palavra de Deus, diz o profeta Jeremias (23:29), é tão poderosa que pode até despedaçar rochas. Ela penetra profundamente em nosso interior (Hebreus 4:12). Mas, acima de tudo, ela transformará nossa vida. Quer você acredite ou não, se você passar tempo explorando a Bíblia, você será transformado! Você entra na esfera da poderosa influência de Deus, que se torna uma fonte de força para nossa vida diária. Quando lemos e estudamos Sua Palavra, Deus vai nos mostrar o que mais precisamos conhecer: Jesus, o caminho, a verdade e a vida. Ele nos levará a abraçar a vida eterna e a experimentar a nova vida da santidade. É por isso que é importante ter sempre uma Bíblia pequena com você. Nesta era da tecnologia, é também possível ter a Bíblia em um aplicativo no seu celular. Desafio para cada jovem: memorizar a Bíblia. Faça isso em seu próprio ritmo. Registre todos os versos que você consegue dizer de memória. Busque aumentar o número de versos decorados, a cada mês. Chegará o tempo (em breve) que estaremos diante de tribunais para testemunhar. As bíblias terão sido tiradas de nós, mas temos a confiança de que o Espírito Santo trará à nossa memória o que fielmente estudamos.
 Em seu primeiro pequeno livro chamado Primeiros Escritos, a jovem Ellen White escreveu: “Recomendo-vos, caro leitor, a Palavra de Deus!” Esse conselho surgiu de sua própria experiência de leitura da Bíblia que impactou e informou toda sua vida. Ela foi uma mulher das Escrituras que viveu com a Bíblia, amou a Bíblia e leu a Palavra de Deus todos os dias. Para ela, a Bíblia era uma verdadeira fonte de vida, assim como o foi para Lutero e, esperamos, que também seja para você. Nosso legado: “As Escrituras Sagradas, o Antigo e o Novo Testamentos, são a Palavra de Deus escrita, dada por inspiração divina. Os autores inspirados falaram e escreveram ao serem movidos pelo Espírito Santo. Nesta Palavra, Deus transmitiu à humanidade o conhecimento necessário para a salvação. As Escrituras 22 SEMANA JOVEM 2017 23 Sagradas são a revelação infalível, suprema e repleta de autoridade de sua vontade. Constituem o padrão de caráter, a prova da experiência, o revelador definitivo de doutrinas e o registro fidedigno dos atos de Deus na história (Sl 119:105; Pv 30:5, 6; Is 8:20; Jo 17:17; 1Ts 2:13; 2Tm 3:16, 17; Hb 4:12; 2Pe 1:20, 21)”.

Nenhum comentário :

Postar um comentário