quinta-feira, 25 de agosto de 2016

ADORAÇÃO: Uma experiência real com Deus


Vivemos em um mundo onde as coisas têm acontecido de forma tão rápida e rotineira, que temos nos acostumado com elas. Sem percebemos permitimos que tais coisas façam parte da nossa vida de maneira automática.
O escritor Leonard Sweet, falando para as igrejas da atualidade, no contexto da adoração afirma que, “a pregação deve deixar de ser a apresentação de pontos de vista, ’ou ‘representação ou argumentos’ que podem ser verbalizados: ao contrário, ela deve se torna-se um vento impetuoso que sopra através da congregação e faz brilhar com uma incandescência que não pode ser ignorada”.
O tipo de adoradores que somos. define o tipo de adoração que prestamos.Querendo ou não,conscientes ou não,todos nós nos enquadramos em três tipos de adoradores e ,consequentemente,a nossa adoração e experiência real com Deus ,também são afetados por isso.São eles:Religioso, Secularizado e Espiritual.Cada um de nós abe qual o tipo de adorador que predomina em nossa pratica.Apresentarei a seguir, as características principais de cada um desses três tipos, partindo do pressupostos que para cada tipo de Adorador,existe um tipo de conduta, um estilo de vida.

I ADORAÇÃO RELIGIOSA
Esse tipo de adoração fica num extremo da experiência com Deus. E é baseado em uma plataforma de quase fanatismo religioso. É o tipo de adoração que tenta esconder suas práticas religiosas equivocadas, geralmente desviando a atenção de si, para outros. São pessoas que tem uma prática religiosa ,porém , sem essência e sem experiência real com Deus.
a) Conduta: Radical com os outros- Não nega nem desconsidera as normas e princípios, porém, os eleva a um patamar alto demais, exigindo muito mais dos outros, do que de si mesmo.
b) Estilo: Conservador- Não é por zelo às coisas sagradas, mas sim, por conta de querer assumir uma postura responsável e cuidadora das normas, regras e princípios.
c) Foco: Obediência- Não é fruto de um relacionamento de amor, mas sim, fruto de um legalismo e farisaísmo disfarçados.
d) Sentimento: Orgulho - Às vezes deixa transparecer que se sente melhor que a maioria.
e) Principio - Dogmatiza o que é espiritual ­­­­— Tenta impor seu ponto de vista sobre tudo o que é espiritual e ensina como se fosse a única verdade.
f) Desejo: Quer “equilibrar” a igreja à sua visão — Essa é a típica postura de quem quer mudar as coisas apenas pelas convicções próprias e não pelo exemplo próprio.
g) Frase: “Onde é que vamos parar? ”— É uma forma de expressar que não concorda com certas práticas, posicionamentos e mudanças.

II-ADORAÇÃO SECULARIZADA
No outro extremo está o tipo de adoração que é baseado em uma Plataforma de liberalismo religioso. Esse tipo de cristão geralmente adora um perfil de adoração em que tenta minimizar suas práticas religiosas equivocadas, em nome do contexto atual e moderno,desviando a atenção do assim diz o Senhor, para o assim é o que eu penso.
a) Conduta: Contra os radicais – Tem sempre a tendência de achar que é radicalismo manter em vigor alguns princípios, normas ou regras, em um tempo de modernidade.
b) Estilo: Liberal- Sempre se posiciona de forma liberal, nas questões que envolvem princípios.
c) Foco: Prazer – Esse tipo de adorador, que não se esforça para fazer o que é certo ou o que é ideal, mas sim, o que lhes proporciona prazer.
d) Sentimento: Rebelião – Sempre está mais disposto a se juntar a outras pessoas para apontar ou comentar os pontos falhos.
e) Principio: Racionalizar o que é espiritual - Essa é uma característica do secularizado, tentar explicar ao seu modo, tudo o que não se encaixa com a sua visão de modernidade, recheando os seus conceitos com as práticas equivocadas de pessoas influentes e atualizadas de acordo com o seu julgamento.
f) Desejo: Quer “equilibrar” o mundo com igreja- Para esse tipo de adorador, a modernidade não está acima dos princípios, normas e valores. Mas, de acordo com SUS convicções.
g) Frase: “Não tem nada a ver” – Pensa que tudo aquilo que exige alguma renuncia posicionamento ou que venha se chocar com sua visão pós-moderna, não tem nada a ver, se feito de forma diferente.

III - ADORAÇÃO ESPIRITUAL
É o tipo de adoração baseada em uma plataforma de experiência real com Deus. É uma adoração que se concentra e se esforça nas práticas religiosa que partem de um relacionamento íntimo ,profundo, pleno,completo e duradouro com a trindade.
É o tipo de adoração que proporciona a sensação que estamos presenteando ao senhor coo o que temos de melhor.
a) Conduta: Radical consigo mesmo – Esse tipo de adorador está disposto a romper com qualquer coisa que possa comprometer a sua adoração e consequentemente a sua salvação.
B) Estilo: Essencial – Sempre está disposto a se envolver e se comprometer com práticas que são indispensáveis para o seu bem estar integral, o seu crescimento e maturidade espirituais.
C) Foco: Amor – Ser e fazer tudo por amor. Esse tipo de adorador  entende que a motivação para todas as práticas do cristianismo deve ser  o amor.
d) Principio: Vive o que é espiritual- Não representa um personagem. Simplesmente vive o cristianismo em todas as formas e aspectos.
F) Desejo: Quer equilibrar a vida com o céu - Buscam adequar todos os sentidos da vida, com a expectativa do céu.
g) Frase: “Vamos Orar”- Buscam no Senhor as melhores respostas, ensinamentos eorientação.

Devemos cuidar para não repetir o que aconteceu com os judeus, especialmente na época de Jesus, os quais tinham forte aparência de adoradores. Porém ,por ocasião do ministério de Cristo na terra, haviam deixado de ser verdadeiros adoradores e se tornaram meros religiosos.
“Religião não é limitar-se a formas e cerimônias exteriores. A religião que vem de Deus é a única que leva a Ele. Para O servimos devidamente, é senhor nascermos do divino Espírito. Comunicar-nos-á voluntaria obediências a todos os Seus reclamos. É pelo Espírito que toda prece sincera é ditada e tal prece é aceitável a Deus.
“O Senhor pede [...] uma reformada vida espiritual... Pela oração e confissão do pecado, precisamos preparar o caminho do Rei.” (TS. vl. 3, págs. 274 e 275).
Se nossa experiência até hoje foi do tipo religioso ou secularizado, precisamos implementar um plano espiritual urgente!Para isso, são necessárias três coisas extremamente importantes: renuncia súplica e ação.

Renuncia – Precisamos erguer diariamente o altar das renuncias.

Suplicar – Implore ao Senhor hoje mesmo, para lhe ajudar a renunciar tudo aquilo que não serve para uma verdadeira adoração. Suplique,clame e insista a cada dia,pedindo ao Senhor que o transforme em alguém espiritual.

Agir — Não espere acontecer automaticamente ou cair do céu, aquilo que você sabe que é você que tem que fazer. Agir pelo que é, não pelo que gostaria de ser.Isso é algo muito simples:é ter a sensação de estar sempre na presença de Deus em todo o lugar.
  
                                                                                                                    Fonte: Revista Vijobbes 2016

Nenhum comentário :

Postar um comentário